1. Procedimentos de Prevenção
1.1 Nas Instalações
1.1.1 Sinalização e Informação
- Garantir que os clientes tenham conhecimento e acesso ao presente Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19. O Mesmo estará disponível em formato de físico em todos os barcos e bancas de venda Lisboat. Estará também disponível para consulta, em formato digital, no site: lisboat.com e nas redes sociais da LISBOAT.
- Informação relativa às precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19 estará afixada em local visível em todas as embarcações, bem como em todas as bancas de venda. Será utilizada a sinalética gráfica disponibilizada no site da DGS, Nomeadamente no que diz respeito à etiqueta respiratória, ao distanciamento social e ao uso obrigatório de máscara dentro dos barcos (anexo 7).
1.1.2 Plano de Higienização
PONTOS DE VENDA DE BILHETES:
- A higienização das bancas de venda de bilhetes deverá ser feita, no mínimo, 2 vezes ao dia, isto é, logo após a sua montagem antes da abertura ao publico e no final do dia de trabalho.
- A desinfecção dos equipamentos de venda (terminal de pagamentos) deverá ocorrer sempre após cada utilização, de preferência na presença dos clientes.
- Todas as ações de higienização da banca de vendas deverão ser registadas com o preenchimento do Anexo 1.
EMBARCAÇÕES:
- A higienização das embarcações deverá ser feita sempre 2 vezes ao dia, isto é, antes do arranque da operação primeira volta e no final do dia.
- A higienização do chão deve ser realizada com detergente comum, seguido da desinfeção com solução de lixívia diluída em água. As quantidades de diluição devem cumprir o estipulado no Anexo 4.
- A desinfeção das superfícies mais utilizadas por trabalhadores e clientes deve ocorrer em todos os embarques e desembarques, em particular nas zonas mais expostas, nomeadamente cadeiras, puxadores, corrimões e locais de apoio ao embarque/desembarque.
- O balde e esfregona para o chão são reutilizáveis, pelo que se deve garantir a limpeza e desinfeção destes equipamentos no final de cada utilização. O balde e esfregona devem ser diferentes nas distintas áreas – cada barco deve ter o seu próprio kit de limpeza; o balde e esfregona usados nas casas de banho não devem ser usados em outros espaços públicos.
- Nas instalações sanitárias das embarcações, a higienização deve ser realizada com produto “2 em 1”, que contenha na composição detergente e desinfetante. A sua limpeza deverá ser feita sempre após a utilização da mesma por parte dos clientes.
- Todo o equipamento utilizado na realização das atividades deve ser desinfetado antes e após cada utilização / turno – rádios, consolas, equipamento de som, roda de leme.
- Todas as ações de higienização deverão ser registadas com o preenchimento do Anexo 1.
1.1.3 Equipamentos de higienização
PONTOS DE VENDA DE BILHETES:
- Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool estarão disponíveis, em todos os pontos de venda de bilhetes.
- Cada banca terá o seu próprio material de limpeza – panos e pulverizadores.
- A higienização será efectuada com solução “2 em 1” – detergente + desinfectante à base de lixívia, através de pulverizadores.
EMBARCAÇÕES:
- Todos os barcos terão junto às portas dispensadores de solução antissética de base alcoólica a 70º.
- Nas instalações sanitárias de todos os barcos haverá sabão líquido para lavagem de mãos e toalhetes de papel.
- Todos os barcos terão caixotes do lixo (casa de banho e convés) com abertura de pedal e saco de plástico.
- Todos os barcos terão o seu próprio kit de limpeza (ver plano de higienização).
1.2 Para os Trabalhadores
1.2.1 Formação
A todos os assistentes de vendas e tripulantes foi ministrada Formação relativa aos seguintes conteúdos: (com base nos diapositivos do TdP; registada no Anexo 2)
- Conteúdos do presente documento – Protocolo interno Clean & Safe.
- Cumprimento das precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, nomeadamente
- Importância da higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos com 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficar secas.
- Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
- Conduta social: reduzir a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
- Higiene pessoal: Garantir a lavagem diária da farda com detergente e água a 60º.
- Auto monitorização diária da saúde pessoal.
- Avaliar diariamente a temperatura corporal.
- Avaliar diariamente os restantes sintomas (tosse ou dificuldade em respirar).
- Caso tenham algum destes sintomas devem comunicar e não devem apresentar-se ao trabalho.
1.2.2 Equipamento de proteção individual
- Toda a equipa Lisboat deverá usar obrigatoriamente máscara.
- Uso de cobre pés, avental, luvas e viseira para as grandes higienizações bi-diárias dos barcos.
1.2.3 Conduta
- Manter a distância entre funcionários, evitar contactos físicos, incluindo os apertos de mão
- manter o cabelo apanhado
- Desaconselha-se o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.), de modo a reduzir ao máximo as superfícies passíveis de serem contamiadas.
- manter as unhas limpas
- os funcionários que efetuam a limpeza devem conhecer bem os produtos a utilizar (detergentes e desinfetantes), as precauções a ter com o seu manuseamento, diluição e aplicação em condições de segurança, como se proteger durante os procedimentos de limpeza dos espaços e como garantir uma boa ventilação dos mesmos durante a limpeza e desinfeção. Cumprir escrupulosamente as indicações de utilização dos fabricantes.
1.2.4 Escalas de Trabalho
- Estará apenas uma tripulação fixa afecta a cada barco (mestre e marinheiro).
- A equipa de vendas deverá apenas ser composta por um elemento por banca.
- Equipas fixas sem possibilidade de trocas.
1.3 PARA OS CLIENTES
1.3.1 Equipamento de proteção individual
- O Uso de máscara é obrigatório para todos os clientes.
- Existirão sempre à disposição dos clientes higienizadores de mãos à base de álcool, em todos pontos de venda de bilhetes bem como na entrada das embarcações.
1.3.2 Conduta
- Todos os clientes deverão respeitar as distâncias mínimas de 2 metros entre cada cliente nos pontos de venda de bilhetes.
- O processo de embarque deverá ser feito respeitando a distância de segurança de 2 metros entre cada cliente.
- Dentro do barco deverá ocupar o lugar que a tripulação indicar, sendo que o mesmo aglomerado familiar poderá ocupar lugares junto uns dos outros.
- Deverão cumprir a etiqueta respiratória afixada na entrada dos barcos e afixada nos pontos de venda de bilhetes.
2. Procedimentos em caso de suspeita de infeção
2.1 Plano de Atuação
- O mestre a bordo da embarcação será a pessoa responsável pela assistência ao caso suspeito. Tendo em conta a natureza da operação da LISBOAT, não existem locais passíveis de constituir “salas de isolamento” nos bacos, pelo que os casos suspeitos serão mantidos a bordo isolados dos restantes ocupantes (à distância), sendo depois estalecido contacto com o SNS, através da Linha SNS24 do número 808242424.
- A área ocupada pelo caso suspeito será, após a sua evacuação do barco, imediatamente desinfectada.
- Os resíduos produzidos pelo caso suspeito serão tratados como lixo biológico – recolhidos e fechados em dois sacos de plástico fechados com abraçadeiras, e recolhidos por entidade competente para o efeito.
Voltar ao topo